• Previdência Privada

Previdência flexível segura vitalícia

para você e sua família

Planeje sua aposentadoria com um plano flexível que protege você e sua família. Segurança e tranquilidade para o seu futuro financeiro.

Previdência Privada

Diante da diferença entre os valores pagos pela previdência social para aposentadoria e o custo de vida nas principais cidades brasileiras, montar um plano de previdência que traga uma complementação da renda futura para você e para a sua família deve se tornar prioridade. No entanto, antes de escolher qual plano mais se adequa às suas necessidades, é importante entender em detalhes como funciona a previdência privada. Saiba mais:

 

O que é previdência privada?

A grande diferença é que a previdência privada não está ligado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), embora a renda gerada por esse seguro não substitua sua aposentadoria tradicional, já que o objetivo é complementar a renda gerada pela previdência pública. Com um plano de previdência privada, você pode escolher o quanto quer contribuir mensalmente e por quanto tempo deseja fazer essa contribuição. Esse cálculo é feito com base no valor da sua renda futura ideal, ou seja, no valor que você considera ideal receber por mês enquanto aposentado para manter o padrão de vida que tem hoje. Além disso, no momento da contratação da apólice, você pode definir se a renda extra gerada pelo plano deve ser paga por um período definido de tempo ou se será vitalícia. Outra opção possível, é escolher que seus dependentes continuem recebendo a renda complementar mesmo após a sua morte.

 

Qual a diferença entre a previdência privada e a previdência social?

Enquanto na previdência privada você consegue organizar suas finanças para planejar o seu futuro, na previdência social o valor da sua aposentadora será definido com base nos valores médios dos salários recebidos por você. Além disso, você pode resgatar o valor acumulado quando bem entender, a partir do fim do prazo de carência.

 

Quais são os tipos de previdência privada?

Existem dois tipos básicos de previdência privada, o PGBL e o VGBL. Esses planos variam de acordo com o modelo de tributação mais adequado para o segurado. Entenda:

 

Previdência privada do tipo Plano Gerador de Benefício Livre – PGBL

No Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) você pode deduzir o valor que contribui mensalmente em seu Imposto de Renda, contanto que o valor represente até 12% de sua renda bruta anual. No entanto, quando você decidir sacar o dinheiro, o imposto a ser pago é calculado em cima do total acumulado. Esse plano é mais vantajoso para quem declara o Imposto de Renda com formulário completo ou que tem o imposto cobrado na fonte. Isso significa que ele é mais indicado para pessoas que tem uma renda mais alta. O PGBL é um fundo de investimento, e não um seguro.

 

Previdência privada do tipo Vida Gerador de Benefício Livre – VGBL

No plano do tipo VGBL, o valor de sua contribuição não pode ser abatido do seu Imposto de Renda. No entanto, quando você saca o dinheiro acumulado do plano, o valor do imposto é referente ao rendimento do dinheiro, e não ao seu montante total. Por ter essas características, o plano VGBL é indicado para pessoas que querem investir no plano mais de 12% de sua renda anual, ou quem faz declaração de IR simplificada ou que não é tributado na fonte. Esse tipo de plano de previdência privada é considerado um seguro, mesmo sendo que seu funcionamento se assemelhe a um fundo de investimento.

Antes de optar por um dos dois planos, é importante conversar com seu corretor de seguros sobre a rentabilidade dos planos oferecidos e sobre a portabilidade de cada um deles.